Saúde e bem estar

Leite pode reduzir pressão arterial e risco de derrame

 Segundo artigo científico publicado pela dra. Linda K. Massey, da Washington State University, evidências clínicas e bioquímicas indicam que o consumo de leite e produtos lácteos está associado à redução da pressão arterial e ao risco de derrame, além dos benefícios amplamente conhecidos como combate à osteoporose e reposição de cálcio.

    A propriedade de reduzir a pressão arterial e o risco de derrame não foi atribuída especificamente a um único nutriente dentre os que podem ser encontrados no leite. Segundo a pesquisa, o equilíbrio metabólico entre os minerais cálcio, magnésio e potássio é fundamental na redução do risco de pressão alta e derrame.

    O leite e os produtos lácteos mantêm quantidades significativas de cálcio, magnésio e potássio após a industrialização, sendo, portanto, fontes importantes desses minerais na dieta alimentar e possuindo a proporção adequada à redução destas enfermidades.

    Além disso, o leite tem baixa quantidade de sódio que, também, segundo as pesquisas científicas, traz benefícios à redução da pressão arterial.

    Segundo o artigo, o FDA ? Food and Drug Administration ? aprovou o uso da mensagem "Dietas que contêm alimentos que são fontes de potássio e com baixa quantidade de sódio podem reduzir o risco de pressão alta e derrame", qualificando produtos que possuem pelo menos 350 mg de potássio, quantidade de sódio menor que 140 mg, quantidade total de gordura inferior a 3 g e quantidade de gordura saturada menor que 1 g.

    Muitos produtos lácteos desnatados se enquadram nessas exigências, especialmente os leites longa vida com menor quantidade de gordura. A ingestão de cerca de três copos de leite longa vida desnatado ou semidesnatado por dia supre a necessidade diária de cálcio de um adulto, além de fornecer proporções adequadas dos minerais sódio, potássio e magnésio, e uma quantidade reduzida de gordura.